No final do período passado estivemos a definir os temas para este media, o som.
No início deste período estivemos a desenvolver o tema escolhido.
A meu cargo ficou fazer uma música ambiente para a recepção com alguma informação sobre os patronos da escola.
O programa para a manipulação de áudio usado foi o AUDACITY 1.3 Beta, por ser mais básico e fácil de usar, tendo o necessário para o desenvolvimento do trabalho.
A primeira coisa a fazer, não só para me iniciar no programa de edição e manipulação de áudio mas também para ganhar sensibilidade para o projecto foi a minha assinatura digital sonora apresentada abaixo.
Quando conclui a assinatura passei então para o meu trabalho para a escola.
Assim fiz, recolhi músicas clássicas, alguma vida e obra destes patronos e comecei o meu trabalho.
Neste media, tal como no outro, comecei por fazer a minha assinatura digital sonora. Tive bastantes dificuldades e, por isso fui fazendo várias tentativas, não só com o intuito de a fazer, mas também de me sentir à vontade com o programa de áudio e ganhar mais sensibilidade para o projecto.
Após várias tentativas falhadas devido à minha voz, à ligação das coisas, à musicalidade, ao ritmo, etc., consegui, finalmente, encontrar uma música, uma voz e interligação das coisas com ritmo e musicalidade.
A minha intenção era não fugir muito da assinatura digital anterior.
Como a assinatura tinha de ter alguma coisa que nos identificasse, usei o meu riso que é muito característico e toda a gente conhece, e ficou assim após uma amplificação e equalizador:
Por fim tive de arranjar alguma coisa para finalizar a minha assinatura e, por isso, fui à internet e pesquisei o bugs bunny a dizer good bye e assim pude ter alguma ligação com os bonecos da minha assinatura de imagem.
Finalmente juntei tudo, apliquei os efeitos de fade in e fade out na música e a assinatura digital sonora ficou assim:
Logo no final do período ficou decidido que o meu tema para este trabalho seria fazer uma música ambiente para a recepção onde tratasse maioritariamente a vida dos três patronos da escola. E assim foi.
Resumidamente fiz dois trabalhos com estilos diferentes, um mais zen e outro mais clássico.
Entre as musicas ou enquanto elas decorriam, ia falando da vida dos patronos, nomeadamente, Alberto Sampaio, Manuel Monteiro e Álvaro Carneiro. Mas como a minha voz não é propriamente interessante e as musicas não foram devidamente escolhidas, fiz outra versão do meu trabalho, e esta sim, ficou para apresentação.
Esta segunda versão consiste em músicas clássicas de Beethoven e, as falas são feitas por vozes standard, num programa textaloud onde coloquei o texto e o programa leu, neste caso foi uma voz portuguesa, Célia.
Como no programa a voz standard falava um bocado rápido tive de usar o efeito de alterar o tempo, para que fosse audível tive de amplificar e para não se ouvir muito ruído tive de equalizar e remover o ruído. Isto sempre com os efeitos do programa de áudio.
Achei que tinha mais piada se fosse um homem a dizer a frase célebre de Alberto Sampaio e, por isso pedi a um colega de turma que a dissesse. Esta ficou assim:
Aqui tive de cortar a música conforme as falas, usar efeitos de fade in e fade out e, ligar as partes cortadas. Nas falas usei, como já referi acima, amplificação, equalizar, remover ruído e, acrescentei eco e repetição no inicio e ao longo da gravação para salientar partes mais importantes da vida deste patrono.
De seguida passei para o Manuel Monteiro, para o qual escolhi esta música:
Tal como no Alberto Sampaio a voz standard falava rápido e, portanto, tive de usar o efeito de alterar o tempo. E para que fosse audível tive de amplificar, depois ouvia-se muito ruído e para que isso não acontecesse tive de equalizador e remover o ruído.
Por fim juntei tudo desta segunda parte e ficou assim:
Como na parte do Alberto Sampaio, nesta também tive de cortar a música conforme as falas, usar efeitos de fade in e fade out e, ligar as partes cortadas. Nas falas usei, como já referi acima, amplificação, equalizar, remover ruído e, acrescentei eco e repetição no inicio e ao longo da gravação para salientar partes mais importantes da vida deste patrono.
A terceira parte a tratar foi a do Álvaro Carneiro, para o qual escolhi esta música:
Pelos motivos referidos acima, a voz standard falava muito rápido, tive de usar o efeito de alterar o tempo. E para que fosse audível tive de amplificar, depois ouvia-se muito ruído e para que isso não acontecesse tive de equalizador e remover o ruído.
Tal como no Alberto Sampaio achei que tinha mais piada se fosse um homem a dizer a frase célebre de Álvaro Carneiro e, por isso pedi a um colega de turma que a dissesse. Esta ficou assim:
Aqui também tive de cortar a música conforme as falas, usar efeitos de fade in e fade out e, ligar as partes cortadas. Nas falas usei, como já referi acima, amplificação, equalizar, remover ruído e, acrescentei eco e repetição no inicio e ao longo da gravação para salientar partes mais importantes da vida deste patrono.
Juntei estas três partes. E ficaram assim:
3 partes by DanielaNeto
Por fim tive de encontrar um início e um fim que se enquadrasse no que fiz anteriormente.
Coloquei esta musica no inicio e no fim:
Inicio by DanielaNeto
E com os efeitos de alterar tempo, altura, retirar ruído, aumento de graves, fade in e fade out e repetição com eco o inicio ficou assim:
Para dar um ar mais agradável ao trabalho bem como às pessoas que irão ouvir, optei por uma brincadeira de um volte sempre nas línguas mais faladas, nomeadamente, português, inglês, francês, espanhol e italiano, também feitas com vozes standard no textalaud, acompanhado de uma música.
A música é esta:
Com a realização deste trabalho consegui desenvolver as minhas aprendizagens ao nível da utilização de programas de manipulação e edição de áudio.
Penso que consegui realizar o que tinha idealizado e espero passar isso mesmo.
As minhas maiores dificuldades foi encontrar uma voz que não fosse a minha, por esta ser muito má para o trabalho e não muito agradável de ouvir. Outra dificuldade foi encontrar uma ligação entre as coisas bem como as músicas de fundo. E, por fim, o envio da pasta_data que era muito pesada e o upload demorou um bocado.
Após este trabalho retive bastantes informações sobre este programa e este media dinâmico e será muito útil no futuro.