quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Projecto ESAS

Logo no final do período ficou decidido que o meu tema para este trabalho seria fazer uma música ambiente para a recepção onde tratasse maioritariamente a vida dos três patronos da escola. E assim foi. 
Resumidamente fiz dois trabalhos com estilos diferentes, um mais zen e outro mais clássico.

O primeiro, que depois foi excluído, era assim:


Aqui usei músicas deste site:
http://www.bomb-mp3.com/index.php?search=musica+zen
 
Entre as musicas ou enquanto elas decorriam, ia falando da vida dos patronos, nomeadamente, Alberto Sampaio, Manuel Monteiro e Álvaro Carneiro. Mas como a minha voz não é propriamente interessante e as musicas não foram devidamente escolhidas, fiz outra versão do meu trabalho, e esta sim, ficou para apresentação.
 
Esta segunda versão consiste em músicas clássicas de Beethoven e, as falas são feitas por vozes standard, num programa textaloud onde coloquei o texto e o programa leu, neste caso foi uma voz portuguesa, Célia.

Este programa encontra-se neste site:
http://www.acapela-group.com/text-to-speech-interactive-demo.html 

Fiz este trabalho por partes. Comecei pelo Alberto Sampaio. Para o qual escolhi esta musica:


E fiz este texto:

    As inicio  by  DanielaNeto 

Como no programa a voz standard falava um bocado rápido tive de usar o efeito de alterar o tempo, para que fosse audível tive de amplificar e para não se ouvir muito ruído tive de equalizar e remover o ruído. Isto sempre com os efeitos do programa de áudio.

Achei que tinha mais piada se fosse um homem a dizer a frase célebre de Alberto Sampaio e, por isso pedi a um colega de turma que a dissesse. Esta ficou assim:


Por fim, juntei tudo desta primeira parte e ficou assim:
Aqui tive de cortar a música conforme as falas, usar efeitos de fade in e fade out e, ligar as partes cortadas. Nas falas usei, como já referi acima, amplificação, equalizar, remover ruído e, acrescentei eco e repetição no inicio e ao longo da gravação para salientar partes mais importantes da vida deste patrono.


De seguida passei para o Manuel Monteiro, para o qual escolhi esta música:
  Bethoven  by  DanielaNeto
E fiz este texto:


Tal como no Alberto Sampaio a voz standard falava rápido e, portanto, tive de usar o efeito de alterar o tempo. E para que fosse audível tive de amplificar, depois ouvia-se muito ruído e para que isso não acontecesse tive de equalizador e remover o ruído.

Por fim juntei tudo desta segunda parte e ficou assim:
Como na parte do Alberto Sampaio, nesta também tive de cortar a música conforme as falas, usar efeitos de fade in e fade out e, ligar as partes cortadas. Nas falas usei, como já referi acima, amplificação, equalizar, remover ruído e, acrescentei eco e repetição no inicio e ao longo da gravação para salientar partes mais importantes da vida deste patrono.

 
A terceira parte a tratar foi a do Álvaro Carneiro, para o qual escolhi esta música:
E fiz este texto:

  Ac inicio  by  DanielaNeto 

Pelos motivos referidos acima, a voz standard falava muito rápido, tive de usar o efeito de alterar o tempo. E para que fosse audível tive de amplificar, depois ouvia-se muito ruído e para que isso não acontecesse tive de equalizador e remover o ruído.

Tal como no Alberto Sampaio achei que tinha mais piada se fosse um homem a dizer a frase célebre de Álvaro Carneiro e, por isso pedi a um colega de turma que a dissesse. Esta ficou assim:

  To  by  DanielaNeto 

Por fim juntei tudo desta terceira parte e ficou assim:


Aqui também tive de cortar a música conforme as falas, usar efeitos de fade in e fade out e, ligar as partes cortadas. Nas falas usei, como já referi acima, amplificação, equalizar, remover ruído e, acrescentei eco e repetição no inicio e ao longo da gravação para salientar partes mais importantes da vida deste patrono.

Juntei estas três partes. E ficaram assim:

  3 partes  by  DanielaNeto 


Por fim tive de encontrar um início e um fim que se enquadrasse no que fiz anteriormente.
Coloquei esta musica no inicio e no fim:

  Bethoven-CoriolanOvertureop62  by  DanielaNeto 


Pus este texto no textalaud:

  Inicio  by  DanielaNeto  


E com os efeitos de alterar tempo, altura, retirar ruído, aumento de graves, fade in e fade out e repetição com eco o inicio ficou assim:

  Inicio celia  by  DanielaNeto  



Para o fim pus este texto no textalaud:

  Fim celia  by  DanielaNeto 




Com os efeitos de alterar tempo, altura, retirar ruído, aumento de graves, fade in e fade out e repetição com eco o inicio ficou assim:

  Fim  by  DanielaNeto 

Para dar um ar mais agradável ao trabalho bem como às pessoas que irão ouvir, optei por uma brincadeira de um volte sempre nas línguas mais faladas, nomeadamente, português, inglês, francês, espanhol e italiano, também feitas com vozes standard no textalaud, acompanhado de uma música.

A música é esta:

  14 - Music for Cello and Piano, Vol. 2 - Beethoven - Allegro con brio  by  DanielaNeto

E o texto é este:

  Voltem sempre texto  by  DanielaNeto 


Quando juntei o texto com a música ficou assim:

  Volte sempre c musica  by  DanielaNeto
 

Após ter junto esta parte às partes do Alberto Sampaio, do Manuel Monteiro, do Álvaro Carneiro, do inicio e do fim, o conjunto ficou assim:

  Versão final s ass  by  DanielaNeto

Finalmente assinei o meu trabalho e a versão final foi esta:
 




  Versão final  by  DanielaNeto


Para uma melhor compreensão posto aqui um tutorial que pode ajudar:

 

Sem comentários:

Enviar um comentário